15 de jan de 2011

Coreia do Norte elabora plano para ser nação "forte e próspera" até 2012.


A Coreia do Norte elaborou um plano de desenvolvimento econômico para os próximos dez anos baseado na construção de projetos de infraestrutura e no impulso da agricultura e da indústria, informou neste sábado a agência estatal norte-coreana KCNA.
Para administrar o projeto será criada uma nova agência, batizada de Escritório Geral do Estado para o Desenvolvimento Econômico.
O plano tem "ênfase na construção de infraestruturas e no desenvolvimento da agricultura e das indústrias básicas, incluindo a elétrica, a do petróleo e carvão e a siderúrgica", indicou a KCNA.
O regime norte-coreano estabeleceu o objetivo de se transformar em um Estado "forte e próspero" até 2012, ano do centenário de nascimento de Kim Il-sung, fundador do país e pai do atual líder, Kim Jong-il.
Segundo a agência oficial do país comunista, o plano contribuirá para situar a Coreia do Norte entre as economias avançadas em 2020.
Para os analistas sul-coreanos, a iniciativa procura impulsionar a maltratada economia da Coreia do Norte, um país empobrecido que depende da ajuda externa para atenuar seus problemas humanitários.
O regime de Kim Jong-il estaria trabalhando desde o fim de 2009 no projeto, que cobriria uma dúzia de setores com um montante de US$ 100 bilhões, indicaram analistas citados pela agência sul-coreana Yonhap.

FONTE: FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário