22 de dez. de 2010

Ivan Valente se despede da liderança do PSOL na Câmara dos Deputados, reafirmando as prioridades do PSOL para 2011.

Em seu último discurso como líder do PSOL na Câmara, o deputado federal Ivan Valente reafirma o programa e as prioridades do partido para 2011: continuar defendendo os interesses das grandes maiorias nacionais e dos trabalhadores, consolidando uma oposição programática, ideológica, de esquerda e democrática na Câmara Federal.

Leia abaixo a íntegra do discurso, proferido no último dia 15 de dezembro.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, nós estamos chegando ao final da legislatura, e também este Deputado, depois de dois anos, ao final do exercício da Liderança do PSOL, em nome da Liderança do PSOL, quer dizer a todos os Deputados e Deputadas que o nosso partido, o Partido Socialismo e Liberdade, é um partido pequeno, é um partido que tem representado nesta Casa uma posição política muitas vezes diferenciada, programática, ideológica, uma posição que em muitos momentos se diferencia da maioria da Casa. Mas quero dizer a todos que o faz com o maior respeito a todas as posições, a todas as ideologias e respeitando todos os projetos que têm representação nesta Casa.
Ninguém chega aqui senão pelo voto popular. E nós entendemos que o nosso partido se materializa numa proposta socialista, numa proposta de superação das iniquidades do capitalismo, baseia-se num programa de transformações estruturais para o Brasil, um programa democrático e popular, um programa que tem procurado a todo momento mostrar como é que nós obteríamos mudanças com projeto de Nação no nosso País.
Por isso, nós requeremos a CPI da Dívida Pública. Por isso, nós fizemos uma imensa investigação e provamos que este País não pode mais continuar gastando 36% do orçamento para entupir banqueiros e rentistas com arrecadação fiscal do nosso País.
Por isso, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu queria me despedir agradecendo ao Presidente Michel Temer, ao Deputado Marco Maia, a toda a Mesa da Câmara e aos Líderes partidários com quem travamos debates.
Para o ano que vem, 2011, elegemos mais um Deputado Federal, o Deputado Jean Wyllys, e muito provavelmente o próximo Líder deverá ser o nosso companheiro, camarada e amigo Chico Alencar. Aqui a gente se despede deixando um grande abraço a todos os Deputados e todas as Deputadas, como Líder da Bancada do PSOL.
Desejo esperança para o povo brasileiro, que todos tenham um final de ano feliz com suas famílias.
Este Partido continuará defendendo os interesses das grandes maiorias nacionais e os interesses dos debaixo, dos trabalhadores. Talvez por isso seja tão difícil ser oposição programática, ideológica, de esquerda e democrática nesta Casa.
Na Legislatura que vem, certamente vamos declarar que a reforma tributária que queremos não é guerra fiscal entre os Estados; é justiça fiscal, é progressividade, é imposto não sobre consumo e renda assalariada, mas imposto sobre grandes fortunas, sobre riqueza e sobre a propriedade. A reforma política, com financiamento público exclusivo de campanha para acabar com a corrupção e o uso do poder econômico no processo eleitoral.
Desde já quero desejar ao companheiro Chico Alencar, desta tribuna, toda sorte na condução da Bancada do PSOL. Um grande abraço. Obrigado a todos os Deputados e Deputadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário