11 de fev. de 2012

Irã anunciará "avanços muito importantes" na área nuclear, diz presidente

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmandinejad, anunciou neste sábado que o Irã deverá anunciar nos próximos dias "avanços muito importantes" no campo nuclear, em discurso transmitido pela TV estatal.
"Nós próximos dias o mundo vai testemunhar um anúncio do mais importante e o maior dos avanços nucleares do Irã", afirmou Ahmadinejad, em discurso pelo 33o aniversário da Revolução Islâmica.
O mandatário não detalhou qual seria o anúncio. Grande parte da comunidade internacional acusa o regime iraniano de desenvolver um programa nuclear para produzir armas atômicas, mas Teerã nega e alega enriquecer urânio apenas para fins pacíficos.

HOLOCAUSTO

No discurso, Ahmadinejad afirmou que o Irã "destroçou" ídolo do Holocausto, em referência a Israel.
"Ocidente e os colonialistas, para dominar o mundo, criaram um ídolo que chamaram regime sionista (Israel). O espírito desse ídolo é o Holocausto e a nação iraniana, com valentia e clarividência, destroçou o ídolo, preparando a libertação dos povos ocidentais".
O presidente iraniano negou diversas vezes o genocídio de judeus na Segunda Guerra Mundial e é contrário ao Estado de Israel, criado em 1948 em acordo na ONU (Organização das Nações Unidas).
A tensão entre Irã e Israel aumentou recentemente e, segundo um colunista do jornal "The Washington Post", o secretário de Defesa americano, Leon Panetta, está convencido que um ataque israelense sobre as instalações nucleares do Irã é iminente e poderia ocorrer "em abril, maio ou junho".

FONTE; FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário