21 de mar. de 2012

Estudantes da UFJF protestam contra o transporte coletivo.



Com faixas, som e apitaço, estudantes da UFJF fizeram um protesto no campus na manhã desta quarta-feira (21). O objetivo era chamar a atenção para os problemas enfrentados com os ônibus que servem à universidade, principalmente em relação aos que seguem para as novas instalações do Instituto de Ciências Humanas (ICH). "O prédio é distante, e somente duas, das quatro linhas disponíveis para o campus, vão até lá. Geralmente precisamos descer no ponto de ônibus perto da Faculdade Direito e seguir a pé", informou o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Felipe Fonseca. Segundo ele, cerca de dois mil alunos frequentam o ICH, nos turnos diurno e noturno, e muitos precisam do transporte coletivo. "Teve um dia que esperei uma hora no ponto do ICH. Acabei descendo a pé, à noite, para pegar o ônibus no ponto do Direito, que é o mais próximo", contou a estudante de psicologia, Cristiane Pereira.
Durante o protesto, os estudantes desviaram a passagem de carros e ônibus, obrigando-os a seguirem até o prédio do ICH. "Queremos que a população saiba a distância que, muitas vezes, precisamos percorrer a pé, debaixo de Sol ou chuva", falou Felipe. De acordo com o coordenador do DCE, já foram enviados ofícios à Settra, inclusive com pedidos da direção da UFJF, solicitando a ampliação das linhas de ônibus.
A assessoria de comunicação da universidade declarou que a primeira solicitação foi encaminhada à Settra em setembro do ano passado, com a informação sobre a ampliação do número de estudantes ingressando no ICH. Em novembro, a Settra declarou, através de ofício, que uma pesquisa feita pela secretaria havia concluído que a quantidade de ônibus colocados à disposição da comunidade estaria atendendo a demanda. E ainda acrescentou que uma nova pesquisa seria realizada no início do período letivo para reavaliar a situação.De acordo com a assessoria de comunicação da Settra, o novo estudo está agendado para esta quinta-feira (22) e será realizado em três turnos, das 7h às 19h30. Funcionários e estudantes da UFJF estão sendo convidados a participar da pesquisa. A previsão é de que na segunda-feira (26) saia o resultado da análise, com as possíveis mudanças a serem implantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário