19 de mai. de 2012

Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto define estratégias pela aprovação da PEC 349

A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto se reuniu, na manhã desta quinta-feira (17/05), na Câmara dos Deputados, em Brasília, para traçar estratégias para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/2001, que acaba com o voto secreto no Poder Legislativo, seja incluída na pauta de votação da Câmara. No dia 30 de maio, será realizado um ato na rampa do Congresso Nacional em defesa da PEC 349.
Os deputados disseram que não se pode mais esperar pela votação do segundo turno, somente com promessas da presidência da Câmara e de alguns líderes partidários, em um momento em que o Congresso Nacional enfrenta várias denúncias de corrupção. A PEC determina o fim do voto secreto em casos como pedidos de cassação, escolha de ministros do Tribunal de Contas da União e vetos presidenciais.
“Não podemos mais nos submeter as esses acordões, que ficam em promessas”, avalia o coordenador da Frente Parlamentar, deputado federal Ivan Valente. Para ele, é preciso pressionar e exigir a votação da PEC, aprovada em primeiro turno em 2006, por unanimidade, e parada desde então.
Além do ato no dia 30, na próxima semana, os parlamentares membros pretendem retomar as conversas com os líderes dos partidos e com o presidente da Câmara, Marco Maia. Os deputados vão ainda cobrar durante as sessões no plenário a votação do texto e iniciar junto à sociedade uma campanha para que a população também cobre o fim do voto secreto no Legislativo.
Está prevista a realização de um Dia Nacional de Luta pelo Voto Aberto no Congresso, com atividades descentralizadas simultâneas em várias capitais do país.

FONTE:http://www.ivanvalente.com.br/blog/2012/05/frente-parlamentar-em-defesa-do-voto-aberto-define-estrategias-pela-aprovacao-da-pec-349/

Nenhum comentário:

Postar um comentário