5 de dez de 2011

EUA admitem terem perdido controle de aeronave no Irã, diz jornal.

Operadores de um drone (avião não tripulado) americano perderam o controle da aeronave nos arredores da fronteira com o Irã, de acordo com autoridades dos Estados Unidos que acompanham o caso, citadas pelo jornal local "The Washinton Post".
A notícia vem um dia depois de o Exército iraniano afirmar ter derrubado um avião espião não tripulado dos Estados Unidos que violou o espaço aéreo do Irã, segundo informou uma fonte militar à televisão estatal do país Al Alam.
Se confirmada a notícia, será o primeiro caso de uma aeronave militar dos EUA acabando nas mãos dos adversários. A equipe que operava o avião teria reportado a perda do veículo pouco antes de ele cair.
O modelo supostamente derrubado é o RQ-170 Sentinel, um "drone" de reconhecimento de alta altitude cuja existência, revelada em 2009 pela mídia especializada, só foi reconhecida em 2010 pela força aérea americana.
A agência de notícias semioficial Fars confirmou a informação e disse que a aeronave, que teria violado o espaço aéreo iraniano pela fronteira leste, agora está sob poder das forças armadas do Irã.
O Irã tem travado uma disputa com os Estados Unidos e seus aliados devido ao programa nuclear, suspeito pelas nações ocidentais de ter fins bélicos, o que o país persa nega.

FONTE: FOLHA .COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário