19 de dez. de 2012

Senado aprova regras para primárias para a escolha de candidatos à Presidência

O Senado aprovou hoje a criação de regras para a realização de primárias pelos partidos políticos para a escolha de candidatos à Presidência da República. Uma das principais modificações é de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), potencial candidato à Presidência.
Nas eleições de 2010, ele defendeu que o PSDB realizasse primárias internas, o que acabou não acontecendo por pressão do grupo de José Serra, que foi o candidato do partido.
O texto, que agora precisará ser analisado na Câmara, define que as primárias serão realizadas sempre no primeiro domingo de junho do ano da eleição presidencial. A partir de outubro do ano anterior, os pré-candidatos poderão fazer campanha nas ruas normalmente, pedindo votos, sem que isso configure crime eleitoral.
O texto original, proposto pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR), previa que as campanhas para as prévias ocorreriam somente a partir de abril do ano eleitoral. Com a emenda de Aécio, o prazo para campanha aumenta em quase seis meses.
O texto aprovado também permite que meios de comunicação promovam debates entre os candidatos dos partidos. Todo o processo deverá ser acompanhado pela Justiça Eleitoral.

FONTE: FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário