13 de jan. de 2013

Curso: Rosa Luxemburgo Contemporânea: Apontamentos para novas formas de organização

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres."
"Organização, esclarecimento e luta não são aqui momentos separados, mas são apenas diferentes aspectos do mesmo processo."
Rosa Luxemburgo


A despeito de ser considerada um dos pilares do pensamento socialista, a obra de Rosa Luxemburgo (1871-1919) é largamente desconhecida pela esquerda, bem como sua história de militância nos partidos revolucionários alemães.



Ilustre figura do movimento socialista do século XX, sua atuação política e suas formulações teóricas denotam uma perspectiva libertária a respeito do socialismo e dos meios necessários para construí-lo.


Teórica destacada e autora de textos seminais para o pensamento marxista, Rosa é uma figura fundamental para o nosso tempo, e que ganha especial fôlego no século XXI, antecipando notoriamente a necessidade da construção política democrática e descentralizada.


O fracasso do dito "socialismo real", profundamente fundamentado em discursos e práticas autoritárias, burocráticas e centralistas, evidencia a força da concepção luxemburguista, já presente nas várias polêmicas de Rosa com Lênin, à época da II Internacional Comunista.


Esse curso, promovido pelo Núcleo PSOL UFMG e já em sua 2ª edição, é a tentativa de resgatar a importância e a vitalidade de um pensamento extremamente dialético e democrático, e de esboçar novas formas de organização política e partidária.


Dinâmica proposta:


O curso se baseia no debate da bibliografia básica proposta, cuja leitura prévia é recomendada. Em cada um dos oito encontros programados, as concepções políticas de Rosa Luxemburgo e seus comentadores serão evidenciadas e analisadas conjuntamente, por meio da discussão entre os participantes do curso.


Por ser um tema histórico relativamente pouco conhecido, no segundo encontro haverá uma palestra sobre os aspectos históricos e políticos do processo revolucionário alemão após a 1ª Guerra Mundial, no qual Rosa Luxemburgo e sua organização política tiveram parte ativa.

Período de inscrição:

Até dia 18 de janeiro, pelo email nucleopsolufmg@gmail.com

O curso é aberto para filiad@s e simpatizantes do PSOL.

Cada participante inscrito receberá uma apostila com os textos da bibliografia básica do curso. Solicita-se a cada participante o valor referente ao custeio da impressão e encadernação da apostila (cerca de R$15,00).

Programação e bibliografia básica:

22/01 (Terça-Feira) – 1° Encontro: Apresentação do curso e distribuição das apostilas.
LOUREIRO, Isabel – A atualidade de Rosa Luxemburg – disponível em
http://www.rls.org.br/texto/atualidade-de-rosa-luxemburg
LÖWY, Michel – A atualidade Latino-americana de Rosa Luxemburgo [Entrevista] – In: LOUREIRO, Isabel (Org.). Socialismo ou Barbárie: Rosa Luxemburgo no Brasil. São Paulo: Rosa-Luxemburg-Stiftung, 2008. pp 34 – 47.

24/01 (Quinta-Feira) - 2º Encontro:
Palestra e debate sobre a Revolução Alemã com o Professor Eduardo da Motta e Albuquerque, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG

29/01 (Terça-Feira) 3º Encontro:
TRAGTENBERG, Maurício – O Partido. In: TRAGTENBERG, Maurício. A Revolução Russa. São Paulo: Editora Unesp, 2007. pp 126-132.
LUXEMBURGO, Rosa. - Questões de organização da social-democracia russa. [1904] In: LOUREIRO, Isabel (Org.) Rosa Luxemburgo: textos escolhidos: vol. I. São Paulo: Editora Unesp, 2011. pp. 151-177.


31/01 (Quinta-Feira) - 4º Encontro:
LUXEMBURGO, Rosa. – A Revolução Russa. [1918] In: LOUREIRO, Isabel (Org.) Rosa Luxemburgo: textos escolhidos: vol. II. São Paulo: Editora Unesp, 2011. pp. 175-212.

05/02 (Terça-Feira) - 5º Encontro:
LUXEMBURGO, Rosa. – A Revolução Russa. [1918] In: LOUREIRO, Isabel (Org.) Rosa Luxemburgo: textos escolhidos: vol. II. São Paulo: Editora Unesp, 2011. pp. 175-212.

07/02 (Quinta-Feira) - 6º Encontro:
WOOD, Ellen – Capitalismo e democracia – disponível em
http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap18.doc tradução de Rodrigo Rodrigues

LOUREIRO, Isabel – Democracia e Socialismo em Rosa Luxemburgo. Crítica Marxista: revista do centro de estudos marxistas da Unicamp. Campinas, nº4, 1997. pp. 45- 57.

15/02 (Sexta-Feira) - 7° Encontro:
DIAS, Sousa. "A comunidade por vir". In: DIAS, Sousa. Grandeza de Marx: por uma política do
impossível. Lisboa: Assírio & Alvim, 2011. pp. 135 -174.

19/02 (Terça-Feira) - 8° e último encontro:
THOMPSON, E. P. Algumas observações sobre classe e “falsa consciência” In.: Historia Social, Valencia, nº; 10. p. 27-32. Tradução disponível no site http://marxismorevolucionarioatual.org


Bibliografia Suplementar a ser indicada durante o curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário