16 de jul. de 2010

Plínio vai ao Pará e participa de atividades em Belém e Abaetetuba.


O candidato à presidência pelo PSOL, Plínio Arruda Sampaio visitou nesta semana o estado do Pará. Uma das principais atividades do candidato na cidade foi a participação em uma sabatina sobre a Amazônia . Com o nome de “Amazônia e as Eleições 2010” o debate contou com a presença de empresários, movimentos sociais, ong’s, gestores públicos, jornalistas e foi organizado pelo “Forúm Amazônia Sustentável”. Todos os principais candidatos à presidência foram convidados para sabatinas posteriores.
Um dos pontos defendidos por Plínio durante a sua fala foi o desmatamento zero, afirmando que “É a coisa fundamental. Não podemos perder a biodiversidade dessa Amazônia. O ponto principal será esse e investimento em ciência e tecnologia, para que possamos formar profissionais na área”.
Ainda sobre a formação de profissionais é importante lembrar que a educação pública é um dos pontos primordiais da campanha do candidato e que“A intenção é tirar a educação do mercado para que ela seja igual para todos e que todos tenham as mesmas possibilidades de educação boa e digna”. Além disso, Plínio pretende investir nos centros de pesquisas para aproveitar a biodiversidade da floresta. “Se isso ocorrer (os investimentos) várias cidades da Amazônia podem ter mais desenvolvimento que todo o restante do país, uma vez que a riqueza biológica é fantástica e valorizada em todo o mundo”.
Plínio Sampaio, defendeu ainda a soberania nacional, o fim da privatização das florestas e a não construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte. Além disso, também é contra a MP 458, que legaliza a grilagem no campo. O candidato apóia ainda a demarcação, homologação, titulação e garantia da inviolabilidade dos territórios indígenas além de defender a implantação imediata dos Comitês de Bacia Hidrográfica, garantindo a efetividade da Lei das Águas (Lei 9.433/97).
O dia de Plínio em Belém contou ainda com uma visita ao mercado “Ver o peso” pela manhã e a noite participou de uma plenária de apresentação programática no colégio Physics.
Na manhã de quarta feira (14 de julho) visitou o município de Abaetetuba. A cidade fica a 110 quilômetros de Belém e é conhecida por ser um pólo comercial da região.
Plínio foi recebido no portal da cidade por militantes do PSOL e simpatizantes da candidatura de José Nery, atual senador do PSOL pelo Pará. Nessas eleições, Nery é candidato a deputado estadual por aquele estado.
Do porto, Plínio seguiu em caravana até a Praça Matriz da Conceição (Nossa Senhora da Conceição é padroeira da cidade) e passou pela feira e pelo mercado municipal, onde fez uma fala aos comerciantes e frequentadores da região. De lá, o candidato seguiu para o porto e visitou a comunidade ribeirinha de Tabatinga, onde conheceu o trabalho regional e conversou com ribeirinhos e líderes comunitários.
A ex-vereadora Marinor Britto, Plínio e o Senador José Nery
No almoço, comeu em um restaurante que é ponto turístico da cidade junto com lideranças do PSOL. Na parte da tarde, concedeu entrevista à Radio Conceição FM. À noite, Plínio marcou presença na atividade que marcou o lançamento da candidatura do partido no estado e da candidatura de Nery, que contou com a presença de 800 pessoas.
No último dia do candidato no estado, quinta-feira, tomou café da manhã com a coordenação de campanha do PSOL no Pará. Plínio retornou a São Paulo na tarde de quinta-feira, e hoje (sexta-feira) concedeu entrevista à Rádio ABC, às 8h da manhã, e não tem agenda pública nesta tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário