13 de jun. de 2012

Chávez anuncia visita de Ahmadinejad a Venezuela após Rio+20

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira que receberá a visita do mandatário do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, após a participação do mandatário iraniano na cúpula Rio+20. O venezuelano disse que a visita é "para seguir avançando em sua aliança binacional para a paz".
"Em breve vem nos visitar o presidente [de Belarus, Alexsander] Lukashenko, e também o presidente do Irã, Ahmadinejad", disse Chávez em um ato do comando militar transmitido em cadeia obrigatória de rádio e televisão.
Chávez indicou recentemente que Aleksander Lukashenko visitaria o país em 26 de junho, mas não especificou a data da chegada do iraniano, embora, garantiu que será depois da realização no Brasil da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.
"Eles vêm a Rio e querem passar por aqui para nos visitar, para nos cumprimentar e seguir avançando nos projetos, nas alianças, todas para a paz", destacou o venezuelano.
ÚLTIMO ENCONTRO
O último encontro entre Chávez e Ahmadinejad ocorreu em 9 de janeiro, no início de uma viagem que levou o presidente iraniano pela América Latina. Na ocasião, a comunidade internacional aumentou a pressão contra Teerã por causa de seu programa nuclear.
Durante a visita, a quinta de Ahmadinejad a Caracas, os líderes prometeram amizade "para sempre" e reafirmaram sua aliança para "frear a loucura imperialista".
Essa visita permitiu realizar o encontro adiado em setembro do ano passado, quando o líder iraniano suspendeu uma viagem à Venezuela devido à recuperação de Chávez, que em junho passado foi operado de um tumor canceroso.
Venezuela é um dos principais aliados do Irã na América e os laços bilaterais foram se estreitando desde que Ahmadinejad chegou ao poder em 2005. Neste momento, os dois países têm programas de cooperação em setores como energia, habitação, automóvel, alimentar e tecnológico.

FONTE: FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário