18 de ago. de 2012

Nas ruas pelos jovens e contra a homofobia

Pelo décimo ano consecutivo, as ruas do centro de Juiz de Fora vão receber as cores do arco-íris para a 10ª Parada Gay, realizada pelo Movimento Gay Minas (MGM) como parte integrante do Rainbow Fest. A partir do meio-dia, quatro trios elétricos vão comandar a festa, que este ano vem com o tema "Brasil: país rico é país sem homofobia", que tem concentração marcada para ocorrer no Parque Halfeld. O desfile segue pela Avenida Rio Branco e desce a Avenida Presidente Itamar Franco (antiga Independência).
O primeiro trio trará a diretoria do MGM, autoridades e convidados. O som fica por conta dos DJs Coldhans, Theo Aquino e Júnior. O segundo trará o rei da parada Guilherme Alves, fundador do Grupo de Adolescentes Gays (GAG) do MGM. O trio terá apresentação dos DJs Stevix, Jeff Valle e E-Thunder. Comandado pelas integrantes do Grupo de Estudos das Lésbicas (GEL), o trio "Tem mulher na parada" terá os DJs Diego Fernandes, Ravesck e Pam Müller. Um quarto trio com convidados, comandado por Michel Bruce, traz o DJ Tiago Repley e o DJ Dica142. Ao final, Stevix sai do segundo trio e sobe neste último.
O foco do evento este ano serão os jovens. A intenção é chamar a atenção desta população para a vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis, além de violência e bullying. Cinquenta mil preservativos estão sendo disponibilizados durante o Rainbow Fest. Destes, 30 mil serão distribuídos no desfile.
A expectativa da organização é a de que 80 mil pessoas compareçam ao evento este ano, 20 mil a mais que em 2011. "No ano passado, tivemos violência zero devido ao esquema de segurança que implantamos em parceria com a Prefeitura e com a Polícia Militar, que vamos repetir desta vez. Acreditamos que isto irá contribuir para atrair mais público", destaca o presidente do MGM, Marco Trajano.
Alteração no tráfego
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) prepara um esquema especial de interrupção do tráfego na área central de Juiz de Fora para o evento. A partir das 6h, o sentido de circulação de veículos da Rua Rei Alberto, entre Rua Santo Antônio e Avenida Barão do Rio Branco, será alterado. Já a partir das 11h, a Settra realiza a interdição na pista central da Rio Branco, entre a Rua Afonso Pinto da Mota e Avenida Doutor Procópio Teixeira, além de trechos das pistas laterais de acordo com a evolução do desfile. A Settra prevê também interdição total da Avenida Presidente Itamar Franco, entre a Rio Branco e a Praça Antônio Carlos, a partir das 15h30, ou conforme a evolução do evento. Por fim, ainda serão interditados, a partir das 17h, a Avenida Getúlio Vargas, entre Rua Marechal Deodoro e Praça Antônio Carlos e trechos das ruas Batista de Oliveira e Fonseca Hermes e Avenida Francisco Bernardino. Os desvios serão efetuados pelos agentes de trânsito e pela Polícia Militar. O trajeto dos ônibus também será alterado a partir das 11h. O ponto localizado no Parque Halfeld será transferido para a Santo Antônio, na mesma altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário